segunda-feira, 2 de março de 2009

Stadio Olimpico

O Estádio Olímpico é a principal e maior estrutura esportiva de Roma, localizado no complexo esportivo do Foro Itálico, na parte norte da cidade. O estádio, de propriedade do Comitê Olímpico Italiano, é destinado principalmente ao futebol (recebe as partidas de AS Roma e SS Lazio) e ao atletismo, mas ocasionalmente recebe concertos de música pop e eventos de vários gêneros. Durante sua história, o Estádio Olímpico sofre três grande mudanças:
1937, o Estádio dos Ciprestes

Na sua primeira forma o estádio (à época chamado Estádio dos Ciprestes) foi projetado e construído no âmbito do mais amplo projeto da Cidade do Esporte chamada Foro Mussolini (renomeada Foro Itálico depois da guerra). Os trabalhos começaram em 1928 e terminaram em 1937.

1953, o Estádio dos Cem-mil; 1960, o Estádio Olímpico

Em dezembro de 1950 foram abertos os canteiros para a reconstrução do Estádio Olímpico para adaptá-lo à capacidade de cem mil pessoas (por este motivo Stadio dei Centomila, como era chamado até 1960) com vistas às XVII Olimpíadas.

O estádio foi inaugurado em 17 de maio de 1953 com a partida de futebol entre as seleções nacionais de Itália e Hungria.

Durante as Olimpíadas de 1960 o estádio foi a sede das cerimônias de abertura e encerramento e das competições de atletismo.

1990, o novo Estádio Olímpico

Para o Campeonato Mundial de futebol de 1990 o Olímpico foi inteiramente demolido, à exceção da Tribuna Tevere, e reconstruído em cimento armado; as curvas foram aproximadas ao campo em nove metros. As arquibancadas foram integralmente protegidas por uma cobertura branca em estilo árabe e foram colocados assentos de plástico azul e dois novos telões. Ao fim dos trabalhos, a capacidade oficial era de 82.922 espectadores.

Na Copa do Mundo, o estádio recebeu diversas partidas, como a final entre Alemanha Ocidental e Argentina.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário