Inaugurado em 26 de Maio de 1972, 80 mil espectadores puderam ver o futebolista alemão Gerd Müller, "Der Bomber" ("O Bombardeiro") marcar quatro gols numa partida contra a União Soviética. Três meses depois, em 26 de Agosto, ocorreu a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos.
O estádio também foi importante na Copa do Mundo de 1974, sendo Sede de 8 jogos, entre eles a Grande Final entre a Alemanha Ocidental e a Holanda (a "Laranja Mecânica"), vencida pelos alemães por 2 a 1 e a Decisão de 3º Lugar entre o Brasil e a Polônia, vencida pelos poloneses por 1 a 0.
Outra competição importante entre Seleções cuja decisão ocorreu no Olympiastadion foi em 1988, a Eurocopa (Torneio com as principais Seleções européias), vencida pela Holanda por 2 a 0 sobre a União Soviética, com um belo gol do atacante Marco van Basten.
O estádio também foi palco de três decisões da Liga dos Campeões da UEFA. em 1979 o Nottingham Forest FC venceu o Malmö, em 1993 o Olympique de Marselha venceu o AC Milan e em 1997 o Borussia Dortmund venceu o Juventus.
A principal característica do estádio é o teto retrátil, com 75.000 metros quadrados, um marco na Arquitetura esportiva. O campo tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura e um Sistema de Irrigação e Aquecimento sob a terra.
O estádio, que atualmente tem capacidade para 69.250 espectadores, foi casa dos Principais Clubes da Cidade, o Bayern de Munique e o TSV 1860 Munique até 2005, quando foi concluido o Allianz Arena.
Curiosidades
- O sistema de iluminação de 1,875 lux do Estádio Olímpico de Munique é um dos mais poderosos na Europa.
- Diego Maradona encantou em duas ocasiões o público de Munique. A primeira foi na semifinal da Copa da UEFA em 1988/1989 quando o FC Bayern Munique empatou em 2 a 2 com o Nápoles e a segunda foi em 2000 na partida de homenagem a Lothar Matthäus.
- Franz Beckenbauer disse sobre o lugar: “Ainda é um obra de arte arquitectónica, mas a pista de corrida significa que os espectadores estão muito distantes da acção. Isso é, de alguma forma, meio ultrapassado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário